Epídoto

Palavras-chave:Auto sustentação, estrutura.
Composição Química:Silicato de Ferro, Alumínio e Cálcio- Ca2(Al,Fe3+)3(Si2O7)(SiO4)O(OH)
Chakra: Coração (Quarto)
Elemento: Terra e Água
Frequência: Média
Sistema de Cristalização: Monoclínico

Uso: O cálcio e o ferro presentes no Epídoto trazem fortalecimento para o corpo físico, emocional, mental e espiritual. Ajuda a nos sentirmos mais seguros,  mais objetivos, a termos mais consciência de nós mesmos e clareza nos caminhos que escolhemos. Como também, a reconhecermos a  própria força, aumentando a  autoestima trazendo estabilidade e harmonia.

  • Físico: Do ponto de vista físico, o Epídoto ajuda na recuperação e regeneração estrutural do corpo, atuando como um fortificante, auxiliando o sistema imunológico.  Também ajuda a trazer para a consciência, a essência emocional de doenças físicas, ajudando a dissolver o padrão.
  • Mental: No mental ,ele nos ajuda a sermos mais objetivos para que possamos concretizar projetos, a reconhecermos a própria força, a termos mais consciência de nós mesmos e clareza dos caminhos que queremos seguir, trazendo segurança e autossustentação.
  • Emocional:  No emocional,  ajuda a fortalecer a autoestima,  sentirmos mais seguros, trazendo harmonia interior para que possamos  manter do nosso lado, fazendo o que é melhor para nós, respeitando a nossa vontade. Ajuda a transformar padrões emocionais de sarcasmo excessivo, respostas amargas, pensamentos de desaprovação do outro para que possamos viver em conexão com uma energia positiva, liberando esse padrão negativo.
  • Espiritual: No espiritual, auxilia a  mantermos conectados com a luz e traz estrutura para que possamos nos conectar com a nossa força espiritual.

Como ativar: Para programar e ativar o seu cristal segure-o com as duas mãos e diga “Programo esse cristal para …” ou mentalize o que você deseja que ele te ajude a trabalhar, o que você deseja viver. Lembre-se que cada cristal possui uma vibração específica de trabalho e só te auxiliará no que estiver dentro da sua frequência de trabalho.

Como energizar: Deixe seu Epídoto exposto ao sol por 2 horas ou exposto por 4 horas na luz da lua. Energize seu cristal sempre após o uso.

Como limpar: 

  • Na selenita: Para limpar o Epídoto deixe-o em cima de uma selenita branca que seja maior que ele por cerca de 12 horas seguidas. 
  • Defumação: Você também pode fazer a limpeza com fumaça de incenso ou defumação de sálvia, passando a fumaça em volta do cristal. 
  • Na Terra: Também podemos deixá-lo em contato com a terra, pode ser em um vaso de plantas ou direto no solo. Se for na semijoia tome cuidado para que não tome chuva ou que a terra não esteja muito úmida para não estragar o banho e oxidar os metais.
  • No arroz integral/ Sal: Outra alternativa é deixá-lo enterrado em um recipiente com sal ou arroz integral durante toda a noite.
  • Na água corrente: Lave-o na água corrente por alguns minutos para fazer a limpeza. Pode ser na torneira comum. Essa limpeza não deve ser feita caso esteja na semijoia ou caso tenha qualquer metal em contato com o cristal.
  • Na água com Sal: o Epídoto pode ser limpo deixando-o em um pote de vidro com água e sal sem que a solução fique saturada (sem que sobre sal, não diluído, no fundo). Essa limpeza não deve ser feita caso esteja na semijoia ou caso tenha qualquer metal em contato com o cristal.